O Método Montessori foi desenvolvido por Maria Montessori e tem como marco de fundação a abertura de sua primeira escola (Casa Dei Bambini) em 1907.
Um dos atributos que mais chama atenção na metodologia não é somente os seus resultados com as crianças, mas a sua universalidade.
O fato de que o método foi rapidamente disseminado pelo mundo e apresentou resultados semelhantes em todos os lugares.
O método diferencia-se de todos os outros por focar no desenvolvimento integral da criança desenvolvendo crianças autônomas, independentes, concentradas, felizes e consequentemente com excelente desempenho acadêmico.
Tudo isso se faz através da manipulação de materiais concretos desenvolvidos em sua grande parte pela própria Maria Montessori. E também pela convivência de idades mistas na mesma sala de aula (0-3, 3-6, 6-9, etc).
Nas salas Montessori, a criança tem liberdade de escolher o que quer trabalhar naquele determinado momento e pode fazê-lo por quanto tempo desejar.
O professor é um guia, que auxilia a criança a fazer escolhas e orientá-las no uso do material.
A criança é a protagonista do seu aprendizado. Através da repetição e da dinâmica com os colegas ela vai manipular uma série de materiais até tornar-se proficiente naquela habilidade e poder prosseguir para a atividade seguinte.
A criança motiva-se pelos seus próprios resultados e pela vontade de ser um ser ativo na sala e de contribuir com essa pequena comunidade que se forma.
Em uma sala Montessori, as crianças são responsáveis pela manutenção da sala, limpeza, organização dos materiais e até cuidados com os animais, plantas e preparação das refeições.
Tudo isso sem a interferência de castigos, punições e premiações.
Não tem notas, lição de casa ou aulas específicas para assistir.
A criança trabalha na maior parte do tempo autonomamente, em pequenos grupos e individualmente com o professor.
Para quem nunca viu uma sala Montessori é difícil imaginar como isso funcionaria. Mas a verdade é que não só funciona (para todas as idades) como tem resultados incríveis para a formação do caráter da criança, desenvolvimento acadêmico e motivação intrínseca da criança.
Então você deve estar se perguntando porque todas as escolas ainda não aplicam esse método?
Maria Montessori e o método em si sofreram grandes obstáculos ao longo de sua história – incluindo a interferência de guerras civis, as 2 guerras mundiais e os preconceitos contra a mulher.
Além disso, a metodologia tornou-se bastante difundida entre as elites com escolas caras e inacessíveis à maioria da população.
A desinformação, o pouco acesso aos materiais Montessori e os altos custos/escassa oferta dos cursos de formação de professores também são problemas que agravam e dificultam ainda mais a universalização do método.
Atualmente, ao redor do mundo há crescente demanda e movimentação para difusão e maior equidade do Método, porém há ainda muito trabalho a se fazer neste sentido – principalmente no Brasil e na língua portuguesa.
E então você pode estar pensando, mas eu não sou professor.
O que o método tem a ver comigo?
Método vs Filosofia
O método Montessori é o nome dado às técnicas usadas em escolas e salas de aula para ensinar crianças e adolescentes.
Porém, por trás desta metodologia há uma Filosofia sobre a criança completamente embasada nas pesquisas científicas e no desenvolvimento infantil.
Hoje sabemos o que é melhor para a criança para se desenvolver em seu maior potencial.
Sabemos também o que é prejudicial para seu desenvolvimento.
Sabemos que nada se compara ao potencial do cérebro de uma criança de 0-6 anos e que neste período a criança tem grande facilidade de aprendizagem e é onde se desenvolve as bases de sua personalidade.
Sabemos que é no período de 0-6 anos que a criança desenvolve todas as funções executivas e estabelece os padrões que terão impacto pelo resto de sua vida.
Quando entendemos a criança e suas necessidades podemos aplicar suas ideias e técnicas em todos os tipos de lugares e com todas as idades.
E por isso, Montessori não é apenas uma metodologia e sim uma filosofia.
Podemos, como pais, familiares e sociedade em geral, criar ambientes e meios que propiciam o desenvolvimento saudável da criança e ajudá-la a tornar-se uma cidadã de bem e de paz.
Portanto, se você quer saber do que se trata essa filosofia eu te convido a fazer parte da comunidade Vila e aprender com a gente tudo o que a criança precisa para ter um bom começo na vida e se desenvolver em seu maior potencial!